domingo, 15 de fevereiro de 2015

Simple Present - Presente Simples

Olá! Esse é o primeiro post do "Inglês por conta" e, para iniciar, resolvi criar um post explicando o básico do básico da língua inglesa, o Simple Present ou "Presente Simples".


O Simple Present é o equivalente da língua inglesa ao "Presente Indicativo" na língua portuguesa. Ele é usado para expressar algo habitual, algo presente em nossas vidas, uma verdade... Enfim, é como o "Presente Indicativo". Aqui vão alguns exemplos:

I speak English.
(Eu falo inglês.)

You like candy apples.
(You gosta de maçãs do amor.)

George wakes up at 7am even on weekends.
(George acorda às 7 da manhã mesmo nos fins de semana.)

Perceba que a construção de uma frase na forma afirmativa do Simple Present é igual a do Presente Indicativo. Ou seja, sujeito + verbo + objeto. Agora, mais exemplos:

He works at the hospital.
(Ele trabalho no hospital.)

They lie to everybody.
(Eles mentem para todo mundo.)

It does incredible things!
(Isso faz coisas incríveis)

She loves me.
(Ela me ama.)

Perceba que os verbos "wake", "work", "do" e "love", nesses exemplos, terminam com "s" ou "es". Acontece que o verbo ganha essa terminação nos casos de "he"(ele), "she"(ela) "it"(isso). Isso acontece por conta do sujeito(subject) da frase, aquele ou aquilo que pratica a ação do verbo, não é "I"(eu), nem "you"(você) e nem "they"(eles/elas). Note que isso também acontece no exemplo "George wakes up at 7am even on weekends", isso porque o George não é "I", nem "you" e nem "They". Veja outros casos assim:

Arthur walks at the morning.
(Arthur caminha pela manhã.)

My dog plays with my cat every day.
(Meu cachorro brinca com meu gato todo dia.)

That snake aways attacks me!
(Aquela cobra sempre me ataca!)

Agora, perceba esse exemplo...

Girls like cute things.
(Garotas gostam de coisas bonitas.)

Repare que o sujeito"girls" não é "I", nem "you" e nem "they". Mas mesmo assim, o verbo permaneceu normal. Acontece que esse é um caso especial. Quando o sujeito está no plural, o verbo NÃO ganha um "s" ou um "es" no fim. Por isso...

GirlS like cute things.

Mas...

The girl likeS cute things.
(A garota gosta de coisas bonitas.)

Até agora, você já aprendeu a Affirmative Form of Simple Present, ou a "Forma Afirmativa do Presente Simples", mas agora, vamos ver a Negative Form, a "Forma Negativa". Aqui vão alguns exemplos:

I don't know your parents.
(Eu não conheço seus pais.)

You don't speak spanish.
(Você não fala espanhol.)

He couldn't run every day.
(Ele não poderia correr todo dia.)

It does not matter.
(Não importa.)

You would not do this with your brother.
(Você não faria isso com seu irmão.)

Numa frase negativa em inglês, nós apenas acrescentamos um "not" ao Auxiliary Verb, o "Verbo Auxiliar", ou então o modificamos em forma negativa(exemplo: would not -> wouldn't).

Não sabe o que são os Auxiliary Verbs? Fique tranquilo. Pelas explicações, você os identificará facilmente. Quando terminar de ler esse post, clique AQUI(em breve) e veja o post sobre os Auxiliary Verbs.

Voltando ao assunto, agora vamos focar nesse primeiro exemplo. "I don't know your parents." Se essa fosse uma frase afirmativa e eu estivesse dizendo que conheço seus pais, eu diria "I know your parents". Mas... na frase "I know your parents" não há Auxiliary Verb para que eu possa acrescentar um "not" ou modificá-lo em forma negativa. Acontece que como há uma ação na frase(eu 'conheço'), e o "do" é um Auxiliary Verb que significa "fazer", diferente dos outros Auxiliary Verbs, ele fica oculto nas frases afirmativas. Logo, uma frase que devia ser "I do know your parents" se torna apenas "I know your parents". O "do" só aparece em frases negativas, interrogativas e em frases onde ele não atua como Auxiliary Verb(exemplo: I can do it/eu consigo fazer isso).

Os outros casos, como já expliquei lá em cima, é só acrescentar um "not" após o Auxiliary Verb ou então modificá-lo para forma negativa, o que você entenderá melhor no post sobre os Auxiliary Verbs.

Agora, vamos focar no quarto exemplo: "It does not matter." Perceba que a regrinha do "s/es" ainda vale no "do" mesmo quando ele age como Auxiliary Verb. No entanto, o "do" é o único Auxiliary Verb o qual a regra do "s/es" vale. Os outros permanecem normais.

Bom, agora que você já conhece a Affirmative Form e a Negative Form, vamos ver agora a Interrogative Form, a "Forma Interrogativa". Aqui, vamos ver como se faz perguntas usando o Simple Present. Aqui estão alguns exemplos:

Do you speak English?
(Você fala inglês?)

Does your skin is tanned as mine?
(Sua pele é bronzeada como a minha?)

Would her mother let her come with us?
(Será que a mãe dela deixaria ela vir com a gente?)

Can your sister dance well?
(Sua irmã consegue cantar bem?)

Na construção de frases interrogativas no Simple Present, nós usamos os Auxiliary Verbs, os "Verbos Auxiliares". A frase é construída da seguinte forma: verbo auxiliar + sujeito + verbo + objeto.

Exemplo:

      Would               her mother          let             her           come with us?
Auxiliary Verb             Subject            Verb          Object         Complement
Verbo Auxiliar             Sujeito            Verbo         Objeto        Complemento

Bom, não há mais o que explicar e acho que já expliquei tudo direitinho. Agora, pra fechar, aqui vai alguns exemplos de Interrogative Forms, mas dessa vez, de forma negativa. Veja:

Can't you dance like me?
(Você não consegue dançar como eu?)

Don't you know who I am?
(Você não sabe quem eu sou?)

Don't we do incredible things?
(Nós não fazemos coisas incríveis?)

Aren't this the best blog of English language study that you ever seen?
(Esse não é o melhor blog de estudo da língua inglesa que você já viu?)

Espero ter ajudado você a entender melhor o Simple Past! Se tiver qualquer dúvida, deixe nos comentários. Keep studying!

Nenhum comentário:

Postar um comentário